segunda-feira, 23 de março de 2009

Viagem ao Chaco paraguayo - primeiro dia

Realizamos a viagem com um total de 1.845 km percorridos. Saimos de CDE á tarde com destino a Asunción, chegamos já a noite, logo pela manhã saimos com destino á Colônia Filadélfia no Chaco. É um passeio interessante. As Rutas paraguayas são bastante conservadas, estas apresentam-se um pouco deterioradas com a presença de alguns buracos, nada que impossibilite uma viagem tranquila, além de possuir pouco movimento.

O chaco é uma região pouco habitada do Paraguay, muito quente e esta dividida em Chaco Sul ou úmido cuja característica são os palmares .


No Chaco Norte onde somem as palmeiras e aparece o "Monte Alto", bosques que apresentam como caracteristica a presença de uma madeira bastante valorizada na região o Palo Santo.


Cruzamos algumas aldeias indígenas que se ocupam da venda de alguns artezanatos feitos com folhas de palmeiras, venda de mel e de carne de caça. O veado abaixo estava sendo vendido por Gs. 140.000 ou R$ 65,00. Cabe salientar aqui que preferíamos ver o animal vivo, como é bastante comum no pantanal do Mato Grosso, porém é um povo bastante sofrido e não podemos culpar estes indígenas pela sua forma de sobrevivência.


A cidade de Filadélfia foi colonizada por menonoitas que se dedicam a criação de gado, esta apresenta uma boa infraestrutura para a região, com a presença de bons hotéis e restaurantes. O problema aqui é o calor! Chegamos na cidade com o temometro marcando nada menos que 44 graus! A região passa por uma seca que já dura 1 ano, o a umidade do ar está muito seca, os lábios chegaram a partir e a boca ficava muito seca, haja agua gelada para aplacar a sede.

Abaixo duas fotos do leito de um rio. O Rio Verde, este é um rio que costumava ter um bom volume de água.


O trecho mais bonito da estrada, para quem gosta de natureza, fica entre o povoado de Pozo Colorado e a cidade de Concepción. É possível encontrar uma fauna bem diversificada principalmente em relação aos pássaros, bandos de tuiuiús, revoadas de papagaios, tucanos, falcões e também urubus. rsrsrsrs. Chegamos a andar por quase 2 kilometros acompanhando um enorme tuiuiú em um vôo rasante. Não sei quem observava quem!!! O único grande problema é que neste trecho o asfalto é péssimo, aqui o cuidado tem que ser redobrado.


Concepcion ja fica fora do chaco sobre as margens do Rio Paraguay, o rio divide o Paraguay nas regiões Ocindental (chaco apto para a criação de gado) e Oriental (apto para a agricultura). Estarei colocando as fotos do segundo dia de viagem logo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário