terça-feira, 24 de março de 2009

Viagem ao Chaco paraguayo - segundo dia

Chegamos em Concepción vindo do Chaco atravéz da ponte que leva o mesmo nome da cidade, como ja comentei antes ela divide o Paraguay em duas regiões a Ocidental e a Oriental. Tem um comprimento de 1.345 metros sobre o Rio Paraguay, é bastante alta para facilitar a navegação fluvial que é bastante intensa no país.


Do alto da ponte podemos ver o porto de Concepcion com seus silos e bem ao fundo acidade.

Do outro lado, a região do Chaco. O movimento pela região é bastante calmo, paramos no alto da ponte, apreciamos a vista da região, batemos algumas fotos e não cruzou nenhum carro.


Passamos a noite em Concepción, esta é uma cidade fundada em 1900, relativamente nova, era a porta de entrada para o Chaco. Cidade com uma quantidade incrível de motos de passeio, aliás aqui no Paraguay, como um todo, a questão de motos pequenas está virando um problema. A cidade possui hotéis simples mas bons, com uma boa cozinha.


O caminho de volta para CDE não apresenta nada de inusitado, pelo memos por onde passamos. Somente a colônia de Rio Verde que fica a aproximadamente 250 km de Concepción que apresenta algum atrativo. Está composta, também por menonitas, como em Filadélfia, porém estes um pouco menos "modernos" mas com bastante criatividade.

Uma prova da criatividade deste povo é o "quadriciclo" que encontramos circulando pelas rutas paraguayas, o rapaz tem problemas físicos, seu pai comprou uma moto 110cc e o filho mesmo fabricou seu meio de transporte. Estava "preso" numa barreira da polícia, perguntei se poderia andar este veículo pelas estradas, a resposta foi SIM, seu problema era que estava sem a documentação pessoal!!! O rapaz, muito simpático, estava ligando para seu pai vir "resolver" sua questão!!




Durante o recorrido pela colônia passamos por um rio de agua bastante limpa, paramos para tomar um banho e diminuir o calor. Agua bem gelada mas muito boa!

Depois só o caminho de vola!
Se algum amigo, futuro amigo, parente, conhecido, etc... ler esta pequena tentativa de mostrar um Paraguay diferente do que o Jornal Nacional mostra, quiser mandar uma critica ou sugestão estas serão muito bem vindas! Em breve estaremos realizando um passeio pelas missões jesuíticas que estaremos mostrando!

Nenhum comentário:

Postar um comentário