quarta-feira, 25 de março de 2009

terça-feira, 24 de março de 2009

Viagem ao Chaco paraguayo - segundo dia

Chegamos em Concepción vindo do Chaco atravéz da ponte que leva o mesmo nome da cidade, como ja comentei antes ela divide o Paraguay em duas regiões a Ocidental e a Oriental. Tem um comprimento de 1.345 metros sobre o Rio Paraguay, é bastante alta para facilitar a navegação fluvial que é bastante intensa no país.


Do alto da ponte podemos ver o porto de Concepcion com seus silos e bem ao fundo acidade.

Do outro lado, a região do Chaco. O movimento pela região é bastante calmo, paramos no alto da ponte, apreciamos a vista da região, batemos algumas fotos e não cruzou nenhum carro.


Passamos a noite em Concepción, esta é uma cidade fundada em 1900, relativamente nova, era a porta de entrada para o Chaco. Cidade com uma quantidade incrível de motos de passeio, aliás aqui no Paraguay, como um todo, a questão de motos pequenas está virando um problema. A cidade possui hotéis simples mas bons, com uma boa cozinha.


O caminho de volta para CDE não apresenta nada de inusitado, pelo memos por onde passamos. Somente a colônia de Rio Verde que fica a aproximadamente 250 km de Concepción que apresenta algum atrativo. Está composta, também por menonitas, como em Filadélfia, porém estes um pouco menos "modernos" mas com bastante criatividade.

Uma prova da criatividade deste povo é o "quadriciclo" que encontramos circulando pelas rutas paraguayas, o rapaz tem problemas físicos, seu pai comprou uma moto 110cc e o filho mesmo fabricou seu meio de transporte. Estava "preso" numa barreira da polícia, perguntei se poderia andar este veículo pelas estradas, a resposta foi SIM, seu problema era que estava sem a documentação pessoal!!! O rapaz, muito simpático, estava ligando para seu pai vir "resolver" sua questão!!




Durante o recorrido pela colônia passamos por um rio de agua bastante limpa, paramos para tomar um banho e diminuir o calor. Agua bem gelada mas muito boa!

Depois só o caminho de vola!
Se algum amigo, futuro amigo, parente, conhecido, etc... ler esta pequena tentativa de mostrar um Paraguay diferente do que o Jornal Nacional mostra, quiser mandar uma critica ou sugestão estas serão muito bem vindas! Em breve estaremos realizando um passeio pelas missões jesuíticas que estaremos mostrando!

segunda-feira, 23 de março de 2009

Viagem ao Chaco paraguayo - primeiro dia

Realizamos a viagem com um total de 1.845 km percorridos. Saimos de CDE á tarde com destino a Asunción, chegamos já a noite, logo pela manhã saimos com destino á Colônia Filadélfia no Chaco. É um passeio interessante. As Rutas paraguayas são bastante conservadas, estas apresentam-se um pouco deterioradas com a presença de alguns buracos, nada que impossibilite uma viagem tranquila, além de possuir pouco movimento.

O chaco é uma região pouco habitada do Paraguay, muito quente e esta dividida em Chaco Sul ou úmido cuja característica são os palmares .


No Chaco Norte onde somem as palmeiras e aparece o "Monte Alto", bosques que apresentam como caracteristica a presença de uma madeira bastante valorizada na região o Palo Santo.


Cruzamos algumas aldeias indígenas que se ocupam da venda de alguns artezanatos feitos com folhas de palmeiras, venda de mel e de carne de caça. O veado abaixo estava sendo vendido por Gs. 140.000 ou R$ 65,00. Cabe salientar aqui que preferíamos ver o animal vivo, como é bastante comum no pantanal do Mato Grosso, porém é um povo bastante sofrido e não podemos culpar estes indígenas pela sua forma de sobrevivência.


A cidade de Filadélfia foi colonizada por menonoitas que se dedicam a criação de gado, esta apresenta uma boa infraestrutura para a região, com a presença de bons hotéis e restaurantes. O problema aqui é o calor! Chegamos na cidade com o temometro marcando nada menos que 44 graus! A região passa por uma seca que já dura 1 ano, o a umidade do ar está muito seca, os lábios chegaram a partir e a boca ficava muito seca, haja agua gelada para aplacar a sede.

Abaixo duas fotos do leito de um rio. O Rio Verde, este é um rio que costumava ter um bom volume de água.


O trecho mais bonito da estrada, para quem gosta de natureza, fica entre o povoado de Pozo Colorado e a cidade de Concepción. É possível encontrar uma fauna bem diversificada principalmente em relação aos pássaros, bandos de tuiuiús, revoadas de papagaios, tucanos, falcões e também urubus. rsrsrsrs. Chegamos a andar por quase 2 kilometros acompanhando um enorme tuiuiú em um vôo rasante. Não sei quem observava quem!!! O único grande problema é que neste trecho o asfalto é péssimo, aqui o cuidado tem que ser redobrado.


Concepcion ja fica fora do chaco sobre as margens do Rio Paraguay, o rio divide o Paraguay nas regiões Ocindental (chaco apto para a criação de gado) e Oriental (apto para a agricultura). Estarei colocando as fotos do segundo dia de viagem logo.

quarta-feira, 11 de março de 2009

Viagem pelo interior do Paraguay


Estarei em breve realizando uma viagem pelo interior do Paraguay, onde passarei por Assunção, Colonia Filadelfia no interior do Chaco Paraguayo, Concepcion, Colônia Rio Verde em San Pedro, Curuguaty e retornando para Ciudad del Este.
O percurso estimado é de 1.662 Km, pretendemos fazer em 3 dias de viagem.